Esta terça-feira, dia 5, milhões de norte-americanos foram às urnas para escolherem o 47.º presidente dos Estados Unidos, que sucederá ao democrata Joe Biden. Os resultados apontam para uma vitória expressiva de Donald Trump frente a Kamala Harris.
Por cá já começaram a surgir reações por parte de personalidades portuguesas.
A jornalista Sandra Felgueiras, da CNN Portugal, realçou na sua página de Instagram: "Contra todas as previsões, Trump declara-se Presidente logo na noite eleitoral depois de vencer na Pensilvânia. Agradece a todos, sobretudo à família e a Elon Musk e garante que a onda vermelha tem uma explicação: Deus deu-lhe esta missão de salvar a América. Oxalá a onda vermelha que varreu a América não seja uma onda de sangue e que a 'salvação' de que fala não se transforme num momento ainda mais crítico para todo o mundo!".
Joaquim Monchique, que deu vida a Melania Trump no programa 'Donos Disto Tudo', destacou: "Estamos de volta. Feliz Natal".
Sem esconder a desilusão, Catarina Raminhos escreveu também no Instagram: "Acordei com esta imagem... Os resultados não são definitivos, mas mostram que, mais uma vez, um indivíduo que é praticamente uma caricatura ridícula, que parece uma criança mal educada e mimada a falar, que apela à violência e defende medidas que atentam contra liberdades fundamentais está prestes ao ser de novo presidente dos Estados Unidos da América. É assim que vai o mundo... incompreensível. E agora estamos todos lixados".
Já o marido, o comediante António Raminhos, realçou: "Acordei numa realidade paralela, deve ser isso. Vou voltar a dormir a ver se corrige isto. Ou então vou só ficar a dormir quatro anos".
"Isto vai mesmo acontecer? Lá se vai a minha réstia de esperança na humanidade", observou ainda Ana Garcia Martins.
© Instagram - Ana Garcia Martins
"A manhã da desesperança. Da não reação. A incredulidade, estupefação e o desânimo superam qualquer palavra que se possa escrever", fez ainda saber Dalila Carmo.
Já Jessica Athayde deixou um vídeo nas stories da sua página de Instagram.
O comediante Nilton optou antes pelo silêncio...
Também Eduardo Madeira já se pronunciou sobre este assunto, partilhando a sua icónica imitação de Donald Trump.
Partilhando uma fotografia de Kamala Harris, Rita Salema escreveu: "Viva a DEMOCRACIA,viva a Paz no mundo".
Dino D'Santiago optou por uma reflexão mais filosófica:
Leia Também: De Lady Gaga a Demi Moore. As estrelas que votaram nas eleições dos EUA