No mundo atual, inúmeros termos e questões sobre o género humano estão constantemente a ser debatidos, porém é necessário entender o que significam e como devem ser corretamente utilizados.
De acordo com a publicação Science Alert, a palavra transgénero vem do prefixo latino ‘trans’, que em tradução livre significa ‘no outro lado de’. Alguém que se identifica como transgénero sente que o sexo que lhe foi atribuído pela natureza e pela biologia não corresponde à sua identidade psicológica.
‘Cis’ também é um prefixo latino, e que significa ‘neste lado de’, porém o termo cisgénero refere-se ao exato oposto de transgénero.
Se o seu género combina com a sua identidade, então você é cisgénero. Noutras palavras, se nasceu homem e se sente (psicologicamente) homem ou se nasceu mulher e se sente de facto mulher.
Desde a década de 1960, que a palavra cisgénero começou a ser referida pela comunidade médica e mais concretamente na área da psicologia, e a ser incluída na literatura da especialidade.
Ainda assim, há quem considere atualmente o termo altamente ofensivo, apontando que promove binários restritos ou o que significa ser homem ou mulher.
Todavia, se sente que não se identifica com o género que lhe foi atribuído, mas também não se considera transgénero, pode então intitular-se intersexual.