É oficial: Ouvir música de Natal faz mal ao cérebro e à saúde mental

No silêncio da noite provavelmente já consegue ouvir o som das carreiras da Mariah Carey e de Michael Buble a 'descongelarem' e isso só pode significar uma coisa – o Natal está segura, certa e fatidicamente a chegar...

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
19/10/2018 19:30 ‧ 19/10/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Festa

De acordo com a psicóloga clínica Linda Blair, em declarações ao canal televisivo Sky News, visitar diariamente lojas ou espaços comerciais onde se toca contínua e ininterruptamente canções natalícias pode prejudicar a saúde mental. Efeito esse que é ainda mais exacerbado entre os indivíduos que trabalham nesses espaços.

Tal ocorre porque após um certo tempo, os indivíduos estão ativamente a tentar não ouvir aquilo que estão de facto a escutar, o que pode exacerbar outros problemas ou condições psicológicas, nomeadamente stress ou ansiedade.

“Os indivíduos que trabalham em lojas durante o período natalício têm que ‘desligar’ o cérebro de modo a conseguirem realizar qualquer outra tarefa”, explicou Blair.

“Basicamente estão a focar e a gastar toda a sua energia a tentar não ouvir o que estão a ouvir”.

A psicóloga salienta que apesar do fenómeno psicológico denominado de ‘efeito da exposição’ fazer com que os indivíduos acabem por desenvolver um gosto para certas coisas ao serem confrontados com as mesmas após um tempo, no caso das melodias de Natal o efeito é oposto.

“Isto acontece porque não conseguimos ouvir estas canções sem as associarmos com as festividades que são por si só eventos stressantes, e que acarretam consigo problemas financeiros, tensões laborais, relações familiares tensas e solidão”, alerta a especialista.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas