Já lhe aconteceu deitar-se extremamente cedo, porque precisa de acordar igualmente cedo de manhã e bizarramente sentir-se ainda mais cansado no dia seguinte?
Pois, saiba que poderá estar a fazer tudo errado.
Descubra: Seis mitos sobre o sono que estão a prejudicar a sua saúde
Aparentemente o nível de descanso não tem de todo a ver com a duração do sono, mas sim com os ciclos do sono em si. Ou seja, se acordar na altura errada durante o ciclo do sono, então sentir-se-à mais cansado na manhã seguinte – mesmo que durma por mais horas.
Todavia, e felizmente, a empresa britânica de cortinados blinds company criou uma ‘calculadora do sono’, de modo a melhor sabermos qual é a hora ideal para ir dormir.
A saber:
Se precisa de acordar às 7h
Terá que se deitar às 21h46 ou às 23h16. Todavia, se está com insónias ou se não quer ou pode deitar-se tão cedo, optar por descansar à 00h46 ou às 2h16 também funcionará.
A calculadora do sono tem em conta o tempo médio que um individuo leva a adormecer – 14 minutos – como tal não necessita de estar deitado exatamente às horas referidas.
Saiba mais: Acorda sempre rabugento e com sono? A culpa pode ser da posição
Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.
E às 8h?
Para aqueles que despertam às 08h, a hora ideal para ir dormir é: às 22h46, 00h16, 1h46 ou 3h16.
Bons sonhos!