Estudo revela as modalidades que nos permitem viver por mais anos
Independentemente do que treine, um estilo de vida saudável que inclua prática de exercício físico estará garantidamente associado a uma vida mais longa e livre de problemas, já que é na prevenção que assenta a segurança de que as lesões e desenvolvimento de inúmeras doenças ficarão longe.
© iStock
Lifestyle Longa Vida
Mas o ser humano procura respostas para todas as questões e quanto mais específica for a resposta, melhor, um grupo de cientistas publicou na Mayo Clinic Proceedings um estudo onde expõe as conclusões acerca da análise a uma amostra de 8500 adultos, nomeadamente o tipo de exercício que pratica e o seu estado de saúde ao longo dos anos.
Corrida e ténis. Foram estas as modalidades mais associadas a uma esperança média de vida mais longa, cujo aumento se deve justamente à prática de exercício físico.
Relativamente à prática de corrida, dizem os investigadores do estudo que esta é uma prática que “nos faz mais felizes” e ‘só’ isto é suficiente para que o tempo de vida aumente. O motivo prende-se com as endorfinas, hormonas associadas ao prazer e bem-estar que são libertadas durante a corrida que beneficiam o bem estar mental (maior confiança e combate ao stress, por exemplo) e, por consequência, físico (diminui o risco de doenças como a diabetes ou problemas cardiovasculares).
Quanto ao ténis, a resposta foi mais específica. Cita a espanhola Hola que “este desporto pode alargar a nossa vida em 9,7 anos”. Tal como o badminton, capaz de alargar a vida em 6,2 anos, além de nos por a mexer esta é uma modalidade comummente associada a brincadeiras praticadas durante a infância, ou seja, é uma prática que desperta a criança interior de qualquer um e por isso traz vários benefícios para a saúde.
A complementar, o ténis é praticado ao ar livre e sempre acompanhado (sendo a componente social de grande importância), ou seja, tudo aspetos que afastam as ideias de isolamento e depressão.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com