Os resultados de saltar à corda com regularidade podem ser de facto fantásticos e surpreendentes. Esta atividade permite um treino total do corpo, elevando a resistência aeróbica e permitindo ainda uma maior tonificação dos músculos.
E tudo o que necessita é de uma corda, de algum espaço e um pouco de coordenação.
Mas afinal, porque saltar à corda é tão benéfico?
Trata-se de um tipo de exercício cardiovascular altamente eficaz. Enquanto salta o ritmo cardíaco permanece consistentemente elevado, e se optar por variar a velocidade e intensidade, o efeito será ainda mais positivo para o sistema cardiovascular.
Saltar à corda pode queimar até 1200 calorias em 60 minutos – o que é praticamente o dobro atingido por exemplo durante uma aula de cycle (bicicletas).
Mais ainda, 10 minutos a saltar apresenta os mesmos benefícios do que correr por um período de 45 minutos.
A dita atividade ajuda ainda a melhorar a densidade óssea, a tonificar os músculos, melhora a agilidade e o trabalho de pés dos desportistas, o balanço, a coordenação e movimento de olhos.
Os saltos constantes trabalham e fortalecem sobretudo os músculos das coxas e do bumbum, exercitando ativamente ainda os abdominais, os braços e os ombros.
Trata-se ainda de um treino extremamente funcional. Correr é uma excelente atividade, mas percorrer uma linha reta apresenta limitações – o corpo humano foi desenhado para realizar mais do que simples movimentos lineares.
Saltar à corda exige que o corpo se movimente para cima e para baixo, para a frente e para trás, para os lados.
Força ainda o cérebro a conectar-se com esses movimentos, havendo dessa forma ainda um elemento cognitivo nesta prática.
Do que está à espera? Comece já a saltar.