Conheça os riscos que corre ao beber álcool com metanol

A combinação poderá ter sido a causa de morte para um grupo de turistas no Laos. Saiba o que é, o que pode causar e como atuar em caso de envenenamento.

Notícia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
22/11/2024 22:14 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Metanol

Subiu para seis o número de turistas que morreram alegadamente devido ao consumo de álcool com metanol no Laos. A mais recente é uma jovem australiana de 19 anos. A verdade, é que as causas de morte não foram divulgadas, mas tudo indica que as pessoas terão ingerido esta combinação.

 

O metanol não é aconselhado para consumo humano. É altamente tóxico. Contudo, existem alertas em vários destinos na Ásia, em África e na América Latina onde acontece o adulterar de bebidas com esta substância.

"O metanol age de maneira semelhante ao cianeto e interrompe a produção de energia nas células, e o cérebro parece ser muito vulnerável a isso", revelou o médico Christopher Morris à BBC.

Este é um produto usado sobretudo em anticongelantes e produtos para limpar os vidros dos carros. Ao bebê-lo, numa primeira fase, os sintomas podem ser muito semelhantes ao consumo de álcool em excesso, como embriaguez e enjoos.

Os riscos

O pior acontece depois quando o corpo começa a tentar eliminá-lo através do fígado, por exemplo. Pode acabar por acumlar-se no organismo, atacar nervos, órgãos, fazer com que fique em coma, levar à cegueira e, em casos mais graves, pode mesmo ser fatal.

Leia Também: Dono de hostel onde morreram cinco turistas no Laos detido

"Algumas partes do cérebro são danificadas. Os olhos também são diretamente afetados, o pode levar à cegueira, que é encontrada em muitas pessoas que são expostas a altos níveis de metanol", continua.

O que fazer

Neste caso, trata-se de um envenenamento e tem de ser tratado como tal. As pessoas devem ser logo levadas para o hospital de forma a tentar limpar o sangue. O tratamento tem de ser feito rapidamente para evitar que se espalhe pelo corpo. Claro que tudo também depende das quantidades que forem ingeridas.

"Pode aliviar todos os efeitos se chegar ao hospital cedo o suficiente e se o hospital tiver o tratamento necessário", revela Alastair Hay, especialista em toxicologia. O álcool é usado como forma de tratamento.

Como evitar

De forma a evitar este tipo de envenenamento, o melhor é ter alguns cuidados. Um dos conselhos passa por saber exatamente o que está a beber.

"Tenha atenção se for oferecido, especialmente de graça, ou ao comprar bebidas destiladas. Se os rótulos, o cheiro ou o gosto parecerem adulterados, então não beba", avisa o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

Especialmente se viajar para este zona de Laos, onde apareceram estes relatos, mas também para a Tailândia, África ou América Latina, deve sempre procurar estabelecimentos licenciados e reputados, evitar bebidas caseiras e vendidas em destilarias ilegais.

Leia Também: Devia beber menos álcool no inverno (o seu sistema imunitário agradece)

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas