No geral, esta doença causa sintomas como cansaço, falta de apetite, suores ou febre, mas de acordo com o órgão afetado, pode ainda causar outros sintomas específicos como tosse com sangue ou perda de sangue.
Eis sete sintomas que deve ter em atenção, de acordo com o médico de clínica geral Arthur Frazão em declarações à publicação brasileira online Tua Saúde:
- Tosse persistente por mais de três semanas;
- Tosse com sangue;
- Dor ao respirar ou ao tossir;
- Sensação de falta de ar;
- Febre baixa constante;
- Suores noturnos que interrompam o sono;
- Perda de peso sem motivo aparente.
Segundo o clínico, associado a estes sintomas, surgem outros específicos da tuberculose pulmonar ou extrapulmonar.
Sintomas da tuberculose pulmonar
Além dos sintomas gerais de tuberculose, a tuberculose que afeta os pulmões, provoca sintomas como:
Tosse durante três semanas, inicialmente seca e depois com catarro, pus ou sangue;
Dor no peito, junto ao tórax e dificuldade em respirar;
Produção de escarro esverdeado ou amarelado.
Os sintomas da tuberculose pulmonar nem sempre são notórios no início da doença e, por vezes, o indivíduo pode estar contaminado há alguns meses e ainda não ter procurado auxílio médico.
Sintomas da tuberculose extrapulmonar
A tuberculose extrapulmonar, que atinge outros órgãos e outras partes do corpo humano, como rins, ossos, intestino e meninges, por exemplo, causa sintomas gerais como perda de peso, suores, febre ou cansaço.
Além desses sintomas, pode sentir dor e inchaço no local onde o bacilo está alojado, porém, como a doença não é no pulmão, não há sintomas respiratórios envolvidos, como a tosse com sangue.
Desta forma, caso identifique os sintomas da tuberculose, deve ir imediatamente ao hospital ou ao centro de saúde para confirmar o diagnóstico.