Sim, existem momentos mais indicados durante o dia para comer um alimento doce, explica a nutricionista desportiva Shalimar Diniz num artigo para a publicação Jornal Ciência.
A especialista explica que existem momentos do dia específicos que podem amenizar os danos provocados pelo consumo de açúcar para o organismo.
Um momento dos momentos recomendados é imediatamente após a ingestão de uma refeição completa, como, por exemplo, o almoço. A presença de fibras, proteínas e gordura na refeição faz com que o açúcar do doce ingerido não seja absorvido tão rapidamente, impedindo que ocorra um pico de glucose e de insulina, processos tão prejudiciais ao organismo e que estão associados à obesidade, à diabetes e a outras doenças, para além de favorecerem a acumulação de gordura abdominal.
Para a nutricionista, outra vantagem de comer um doce após uma refeição é que o estômago está cheio, o que por sua vez diminui a tendência de abusar na porção consumida.
Outro momento indicado é logo após a atividade física, quando o corpo necessita de repor a energia despendida. É o momento em que o nível de glicogénio muscular (a forma como os hidratos de carbono são armazenados no músculo) se encontra reduzido e necessita de recuperar. Nesse momento, recomenda-se que consuma juntamente com o doce algum tipo de proteína, o que irá assim otimizar a recuperação muscular.
Todavia, Shalimar Diniz salienta que a hora que em que escolhe comer o doce não altera o seu valor calórico, minimizando apenas os efeitos negativos.
A nutricionista recomenda para que consuma esses alimentos ricos em açúcar com pouca frequência para que o organismo não se habitue. A nutricionista sugere ainda que quando sentir a vontade de comer doces, opte por ingerir frutos secos ou fruta fresca.