Atualmente a proteína é item principal de dietas que prometem um emagrecimento rápido e de longa duração.
Composta por cadeias de aminoácidos, a proteína é importantíssima para uma vida saudável, sendo capaz de, entre outras coisas, influenciar a capacidade de contração dos músculos, aumentar a saciedade, produção de anticorpos e construção de novos tecidos.
Segundo os especialista o consumo de proteína deve ir de 0,8 a 1,2 gramas por quilo do peso total do individuo. Ou seja, alguém de 60 kg deve consumir entre 48 e 72 gramas de proteínas por dia.
Para quem procura introduzir mais proteína na dieta, estes são os cinco alimentos mais ricos neste nutriente poderoso
Soja (34g de proteína a cada 100g)
A soja é uma importante proteína vegetal, mas é preciso ficar atento à sua intolerância, já que muitos organismos ainda não estão acostumados à digestão deste alimento. É recomendado não consumir em excesso.
Camarão (24g de proteína a cada 100g)
O camarão é rico em proteínas, mas não deve ser consumido diariamente, devido ao seu alto teor de colesterol. Por outro lado, possui ómega 3 (gordura boa). É recomendado comer até duas vezes por semana.
Frango (23g de proteína a cada 100g)
Deve consumi-lo sem pele, assado ou grelhado, e, em especial, a parte do peito, para evitar a ingestão exagerada de gordura.
Salmão (21,62g de proteína a cada 100g)
Sobretudo para os desportistas, este alimento contribui para uma recuperação muscular mais rápida, graças à quantidade de ómega 3 que contém. O ideal é consumir assado ou grelhado.
Amêndoas (21,1g de proteínas a cada 100g)
Deve ingerir entre cinco a seis unidades de amêndoas antes das refeições, o que ajudará a sentir-se mais saciado e não comer tanto no prato principal.