Outro motivo que pode estimular ainda mais esse mau hábito é o facto de que nem todos sabemos o que comer à noite para emagrecer.
Eis algumas dicas, para se alimentar bem e sem culpa:
1. Cereais integrais, com moderação
Opte por cereais com aveia e linhaça. Estes cereais são ricos em carboidratos complexos, que ao contrário das fontes de carboidratos simples, não provocam picos e quedas bruscas nos níveis de glicose no sangue, o que por sua vez causa o aumento de apetite.
2. Vegetais
Abuse nos vegetais. Encha o prato com muita alface, tomate, espinafres, couve-flor, brócolos, e outros vegetais da sua preferência. Têm muito poucas calorias e ajudam a saciar a fome, para além de estarem repletos de vitaminas e minerais.
3. Peru
Trata-se de uma carne pobre em gorduras e uma fonte de proteína, que ajuda a promover a sensação de saciedade do organismo ao ser digerida de maneira mais lenta. Adicionalmente, o peru tem triptofano, um aminoácido que tem ação relaxante, e que ajuda a dormir melhor.
4. Morangos
Com quatro calorias por unidade média, esta fruta é rica em fibras, que promovem a saciedade e ajudam a controlar o apetite – o que significa que conseguirá controlar melhor o tamanho do prato ao jantar e evita ainda que vá petiscar a meio da noite.
5. Chocolate preto
O chocolate preto,com pelo menos 70% de cacau, também contribui para a sensação de saciedade e para o controlo do apetite. Sendo igualmente uma fonte de antioxidantes e possui menos açúcar que o chocolate feito à base de leite.
Ainda assim deve ser consumido com moderação! Porém, pode ser uma boa alternativa se sentir uma vontade súbita e irresistível de ingerir açúcar. A título de informação, 25 g de chocolate amargo com 85% de cacau tem 128 calorias.