Existem 'mil e uma' formas de reaproveitar as coisas e evitar o desperdício. Por exemplo, as cinzas da lareira podem ser muito úteis para as plantas, afirma Craig Morely, um especialista em jardinagem, citado na Woman & Home.
É, no entanto, importante "ter cuidado com o tipo de cinzas que está a utilizar" porque as "cinzas de madeira tratada podem estar contaminadas com resíduos nocivos". Também aconselha que não use cinzas de carvão ou antracite.
Leia Também: Tem de parar de deitar fora as cascas do ovo. São preciosas!
Deve usar apenas as cinzas das fogueiras a lenha e optar pela lenha natural não tratada. Tudo para "garantir que não está a utilizar quaisquer produtos químicos indesejados".
Que benefícios têm as cinzas para as plantas? Segundo o especialista, as "cinzas de madeira são uma fonte natural de potássio que contribui para a floração e a frutificação das plantas".
Já a quantidade de nutrientes que tem depende da 'idade' da madeira queimada. Por exemplo, "a madeira mais jovem tem normalmente um nível mais elevado de nutrientes do que os ramos mais velhos".
Explica ainda que as "cinzas podem ter um efeito de calagem" e "podem ser utilizadas para aumentar o pH de um solo excessivamente ácido".
Leia Também: Contra o bolor, mofo e condensação, estas são as seis plantas a escolher