Normalmente os espirros constantes e as crises de espirros ao acordar ocorrem devido a fatores alérgicos, e por isso se a pessoa sofre de asma ou rinite, tem uma maior probabilidade de espirrar com frequência.
Eis outras estratégias para conseguir parar de espirrar:
1. Olhar para a luz
Olhar fixamente para a luz acesa ou diretamente para o sol é capaz de bloquear o reflexo do espirro de imediato.
2. Morder a língua
Uma outra estratégia muito eficaz é focar a atenção em morder a língua quando estiver com vontade de espirrar.
3. Manter o ambiente limpo
Pessoas que sofrem com algum tipo de alergia, têm mais chances de ter alergias respiratórias, por isso devem dormir, trabalhar e estudar em locais devidamente limpos, isentos de pó, ácaros e de restos de alimentos. Limpar o quarto diariamente e trocar a roupa da cama semanalmente são ótimas estratégias para manter o quarto limpo.
4. Lavar dentro do nariz
Durante uma crise de espirros lavar o rosto já ajuda, mas é melhor ainda se deitar algumas gotas de solução salina, água do mar ou soro fisiológico dentro das narinas para realmente eliminar qualquer micro-organismo que esteja a provocar essa reação alérgica.
5. Beber água
Beber um copo de água também é uma boa forma de controlar os espirros, já que estimula outras partes do cérebro e ainda humidifica a garganta, o que também ajuda a purificar as vias aéreas.
6. Tomar banho
Tomar um banho morno, que exale vapor, também é uma boa estratégia para parar de espirrar rápido, mas caso isso não seja possível, ferver um pouco de água e inspirar um pouco o vapor da mesma ajuda igualmente a purificar as narinas, cessando a crise de espirros.
7. Usar remédios para alergias
Em caso de asma ou rinite alérgica o pneumologista ou alergologista poderá indicar o uso de remédios para controlar a alergia, como broncodilatadores, corticoides ou xantinas, como Salbutamol, Budesonida, Teofilina e Mometasona para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.