Emagrece, combate cancro e Alzheimer: Sete benefícios de comer cerejas

Além do sabor delicioso, a cereja possui muitos nutrientes saudáveis, antioxidantes e vitaminas essenciais.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
12/06/2019 08:00 ‧ 12/06/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Frutas da estação

Mesmo sendo uma fruta pequena, são inúmeros os benefícios da cereja para a boa forma e saúde do organismo.

Não só ajuda a emagrecer, como promove a saciedade, reduzindo dessa forma o apetite, como ainda afasta e retarda o aparecimento de doenças degenerativas da mente como o Alzheimer.

1. Contra dores de cabeça, insónias e neurose

É possível encontrar na composição da cereja alguns tipos de antioxidantes, entre eles a antocianina, cianidina, quercetina (o mais potente entre os antioxidantes) e a melatonina, que possui um efeito calmante sobre os neurónios do cérebro, acalmando a irritabilidade do sistema nervoso, e consequentemente aliviando problemas de neurose, insónias e dor de cabeça.

2. Atua contra o envelhecimento, doenças neurológicas e cancro

As cerejas estão repletas com o antioxidante fenólico poliflavonoide, que inclui luteína, zeaxantina e o betacaroteno, e que atuam no combate aos radicais livres e algumas espécies de reações de oxigénio, combatendo assim o envelhecimento, doenças neurológicas, condições de pré-diabetes e alguns tumores.

3. Atua contra artrite, gota, fibromialgia e lesões

Algumas pesquisas mostram que a fruta pode atuar como um anti-inflamatório combatendo artrite, gota, fibromialgia, e lesões.

Numa pesquisa realizada com 600 pessoas que sofriam de gota e que comiam por dia entre 10 a 12 cerejas, registou-se um decréscimo de 35% de ataques de gota, e outros que comeram mais que três porções em dois dias, apresentaram ainda uma redução maior, de 50%.

No caso da artrite, por conta das substâncias anti-inflamatórias, a fruta auxilia na diminuição da dor.

4. Redução da gordura abdominal

Em pesquisas feitas com animais com uma dieta rica em cereja em pó, observou-se que os animais ganharam menos peso e acumularam menos gordura do que aqueles que não a consumiram. Adicionalmente, registou-se um decréscimo significativo nos níveis de inflamação.

5. Redução de dores musculares

Numa outra pesquisa, atletas que consumiram sumo de cereja antes de uma corrida de longa distância sentiram menos dores do que os que não consumiram, isso graças às propriedades e benefícios da cereja antioxidantes e anti-inflamatórios, que auxiliam no dano muscular e nas dores.

6. Menor risco de AVC e maior proteção para o coração

A cereja pode ativar os recetores de peroxissoma nos tecidos do corpo. Esses recetores, também conhecidos como PPAR, ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Além disso, as cerejas são ricas em potássio, o que ajuda a regular o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea, e a reduzir o risco de hipertensão e de fitoesterois que auxiliam na redução do mau colesterol.

7. Afasta o Alzheimer

Também por causa dos antioxidantes presentes na cereja, a fruta é considerada pela Associação Britânica de Alzheimer como uma das melhores para a memória e para o bom funcionamento dos neurónios e da cognição.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas