Mais ainda, os cientistas apuraram que a primavera é a estação com maior probabilidade de gravidez.
Casais que estão a tentar engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica o estudo suíço publicado recentemente no periódico cientifíco Chronobiology International e divulgado pela revista Veja. De acordo com os investigadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia. “A testosterona e o corticoide são hormonas que apresentam uma maior produção durante a madrugada, o que por sua vez pode garantir uma melhor qualidade do esperma no período da manhã”, explica Guilherme Wood, especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva.
A pesquisa indica igualmente que nos meses de março, abril e maio, os espermatozoides são maiores e encontram-se mais saudáveis para fertilizar o óvulo.
Por outro lado, no verão há um declínio e perda na qualidade do sémen. Isso ocorre porque as células que produzem os espermatozoides são muito sensíveis às variações climáticas. “A temperatura dos testículos necessita de ser 2,5°C mais baixa do que a temperatura corporal para que a produção não seja prejudicada”, disse Wood. Nas estações mais quentes ocorre ainda uma maior exposição à luz, fator que interfere na produção hormonal.
A pesquisa, realizada pelo Hospital Universitário de Zurique, acompanhou 7.068 homens, com idade entre 25 e 40 anos, em tratamento de fertilidade, e analisou fatores como concentração (quantidade de espermatozoides na amostra), motilidade progressiva (capacidade de movimentação, fundamental para o encontro com o óvulo e a fertilização) e morfologia do sêmen (características físicas).