Cancro no coração? Doença rara apresenta três sintomas chave

Os tumores de coração podem ser primários, quando a origem é no próprio tecido do coração, ou secundários, quando resultam de metástase de algum outro cancro pré-existente.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
12/07/2019 13:33 ‧ 12/07/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Cancro no coração

Apenas alguns cancros se desenvolvem no coração. Aqueles que surgem nesse órgão são denominados de tumores cardíacos primários. Os tumores cardíacos cancerosos primários mais frequentes são os sarcomas, que se desenvolvem a partir do tecido dos vasos sanguíneos, segundo informações divulgadas pelo portal Manual MSD.

A maioria dos tumores cardíacos cancerosos têm origem em outras regiões do corpo – geralmente o pulmão, mama, rim, sangue ou pele – e posteriormente disseminam-se (por metástase) para o coração. Os tumores cardíacos metastáticos são entre 30 a 40 vezes mais comuns do que os tumores cardíacos primários, mas ainda são incomuns.

Cancros que afetam o tórax, como cancro do pulmão ou da mama, podem se disseminar para o coração por invasão direta, frequentemente no pericárdio. Os tumores também podem chegar ao músculo cardíaco e às suas câmaras através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.

Sintomas

Os sintomas dos tumores cardíacos cancerosos são essencialmente os mesmos dos tumores cardíacos não cancerosos e variam dependendo da sua localização. No entanto, os sintomas dos tumores cancerosos tendem a agravar-se mais rapidamente do que os dos tumores benignos, pois eles crescem com maior rapidez.

Os tumores do coração são geralmente bastante difíceis de diagnosticar, visto que os seus sintomas são bastante semelhantes aos sintomas de outras cardiopatias.

Porém, em muitos casos, a suspeita provém dos seguintes sintomas:

- Insuficiência cardíaca repentina;

- Surgimentos de arritmias;

- Queda brusca da pressão arterial.

Contudo é muito importante fazer diversos exames para dar um diagnóstico fiável, já que estes sintomas não são diagnósticos apenas de tumores e caso não haja prudência no diagnóstico, pode em certos casos levar à falsa sensação de que o paciente possua outra patologia cardíaca.

Diagnóstico

Os procedimentos utilizados para diagnosticar tumores cardíacos cancerosos são os mesmos que aqueles utilizados para tumores cardíacos não cancerosos, incluindo ecocardiograma, tomografia computadorizada (TC) e imagem por ressonância magnética (RM).

Para tumores cardíacos metastáticos são realizados exames adicionais para encontrar o tumor original, a menos que sua localização já seja conhecida.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas