Fazer festas a cães e gatos por 10 minutos diminui níveis de stress

Voluntários que interagiram com cães e gatos registaram uma queda significatia nos níveis de cortisol - aquela que é denominada como a hormona do stress.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
27/07/2019 08:00 ‧ 27/07/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Cães e gatos

Investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, provaram que acariciar um cão ou gato ajuda a diminuir os níveis de stress dos indivíduos. Segundo a equipa, apenas 10 minutos de interação já foram suficientes para a queda dos níveis de cortisol — principal hormona ligada ao stress.

"Já sabíamos que os alunos gostam de interagir com os animais e que isso os ajuda a experienciar emoções mais positivas", disse Patricia Pendry, coautora do estudo, em comunicado. “O que queríamos aprender era se essa exposição ajudaria os alunos a reduzir o stress de uma maneira menos subjetiva. E foi isso que aconteceu. O que é empolgante porque a redução das hormonas do stress pode, ao longo do tempo, ter benefícios significativos para a saúde física e mental”.

O estudo contou com a participação de 249 alunos da universidade norte-americana, que foram divididos em quatro grupos para validar os resultados da experiência. De acordo com os cientistas, trata-se da primeira análise que demonstrou reduções nos níveis de cortisol dos alunos durante uma intervenção real, ao invés de um ambiente de laboratório.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas