Investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, provaram que acariciar um cão ou gato ajuda a diminuir os níveis de stress dos indivíduos. Segundo a equipa, apenas 10 minutos de interação já foram suficientes para a queda dos níveis de cortisol — principal hormona ligada ao stress.
"Já sabíamos que os alunos gostam de interagir com os animais e que isso os ajuda a experienciar emoções mais positivas", disse Patricia Pendry, coautora do estudo, em comunicado. “O que queríamos aprender era se essa exposição ajudaria os alunos a reduzir o stress de uma maneira menos subjetiva. E foi isso que aconteceu. O que é empolgante porque a redução das hormonas do stress pode, ao longo do tempo, ter benefícios significativos para a saúde física e mental”.
O estudo contou com a participação de 249 alunos da universidade norte-americana, que foram divididos em quatro grupos para validar os resultados da experiência. De acordo com os cientistas, trata-se da primeira análise que demonstrou reduções nos níveis de cortisol dos alunos durante uma intervenção real, ao invés de um ambiente de laboratório.