A especialista norte-americana em saúde sexual Jessica Sheperd esclareceu à revista Women’s Health se a masturbação queima ou não calorias.
A resposta é sim, porém, o número exato não é conhecido pois ainda não foi realizado nenhum estudo sobre masturbação. Contudo, segundo algumas pesquisas teóricas, é possível ter uma ideia. As mulheres gastam em média 69 calorias na atividade (número sugestivo) se há penetração, segundo um estudo publicado no periódico científico PLOS One.
“Na masturbação, tendo como comparação o sexo, a queima vai ser menor”, diz Jessica. A atividade sexual exige a movimentação do corpo todo e, durante o tempo a sós, provavelmente está deitada – não passando de posição para posição.
Além disso, para queimar calorias é necessário elevar os batimentos cardíacos por um período extenso de tempo – não basta ter um orgasmo em três minutos. Ou seja: há uma queima, mas esta é provavelmente insignificante.
Ainda assim, temos boas notícias! Ainda que não emagreça, a masturbação liberta endorfinas (uma hormona que faz com que se sinta bem e age como um relaxante e analgésico natural), aumenta a produção de oxitocina (melhorando o sono) e ativa circulação sanguínea, garante Jessica.
Nada mal, correto?