Cometer este erro ao pequeno-almoço aumenta risco de diabetes até 60%

Os sintomas de diabetes de tipo 2 incluem dores de cabeça fortes e visão turva. Para reduzir o risco, deve evitar cometer este erro logo na primeira refeição do dia.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
01/08/2019 09:34 ‧ 01/08/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Tomar pequeno-almoço

Inúmeras pesquisas já comprovaram que tomar o pequeno-almoço ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

E agora um novo estudo publicado no periódico científico Journal of Nutrition revela que é extremamente importante não saltar esta refeição.

Os investigadores analisaram dados de 90 mil indivíduos, identificando aqueles que não tomavam pequeno-almoço.

Identificaram ainda os voluntários que vieram a desenvolver diabetes de tipo 2. Consequentemente, os cientistas apuraram que quem evitava a primeira refeição do dia apresentava um risco muito mais elevado de sofrer da condição.

Os estudiosos garantem que basta não tomar o pequeno-almoço nem que seja uma vez por semana, para que o risco de diabetes suba pelo menos em 25%.

Entretanto, e adicionalmente, foi ainda apurado que quem não come regularmente três refeições por dia está também a colocar-se em risco de vir a padecer da condição.

Dados ainda mais alarmantes, garantem que não tomar o pequeno-almoço durante quatro dias por semana aumenta a probabilidade de contrair diabetes de tipo 2 em 60%.

O professor Osama Hamdy, e diretor médico no centro Obesity Clinical Program, na Harvard Medical School’s Joslin Diabetes Center, em Boston, nos Estados Unidos, comentou o estudo em declarações ao jornal Washington Post.

“Estes dados são extremamente importantes porque a maioria das pessoas que quem não toma o pequeno-almoço são indivíduos que sofrem de excesso de peso ou obesos, e isto pode ser a causa para o aumento do risco de diabetes de tipo 2”.

Acrescentando: “A nova pesquisa prova a relação que ainda existe mesmo após o ajuste do peso corporal”.

“Tomar um pequeno-almoço abundante em alimentos com fibra tem inúmeros benefícios para a saúde, inclusive para a manutenção de um peso saudável”, completou Osama Hamdy.

O estudo publicado no periódico científico Journal of Nutrition foi realizado por investigadores do St George’s University Hospital em Londres, da Universidade de Oxford, de Cambridge e da Universidade de Glasgow, no Reino Unido.

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas