O fígado gordo é o resultado de maus hábitos alimentares, associado ao aumento de peso e a doenças da obesidade como: pré-diabetes, diabetes, colesterol alto, triglicéridos altos e hipertensão.
Fique a conhecer a dieta, segundo a publicação tua saúde, que tem o objetivo de eliminar a gordura acumulada a nível abdominal, de forma a tentar reduzir progressivamente a gordura no fígado.
Conselhos de dieta para fígado gordo
Uma das recomendações principais para eliminar gradualmente a gordura acumulada no fígado é emagrecer, caso se tenha sobrepeso. Isso porque, quando se perde pelo menos 10% do peso em excesso, os níveis de enzimas no fígado aumentam e favorecem a eliminação da gordura acumulada.
Eis os os alimentos permitidos e quais a evitar:
Alimentos permitidos
- Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra diariamente, como arroz integral, pão integral ou massa integral;
- Consumir quatro a cinco porções de fruta e vegetais por dia, como courgette, berinjela, alface, tomate, cebola, cenoura, maçã, pera, pêssego, melão, morangos, amoras, framboesas, laranja, limão, ameixas, entre outros;
- Ovos;
- Carnes brancas (com pouca gordura), como peru, frango ou peixe;
- Leite e iogurte magros;
- Queijos brancos;
- uma colher (de sobremesa) de azeite cru.
O tipo de gordura que pode ser consumida, mas em pequenas quantidades, são as gorduras poliinsaturadas, monoinsaturadas e os alimentos ricos em ómega 3. Alguns exemplos destes tipos de gordura são: azeite, abacate, frutos secos como amendoins, nozes, amêndoas; e peixes como salmão, truta, sardinhas ou cavala, por exemplo.
Alimentos que devem ser evitados
- Alimentos com gorduras saturadas: queijo amarelo, queijo creme, requeijão, chocolate, biscoitos, bolos, charcutaria, molhos, manteiga, coco, margarina, pizza ou hambúrgueres, por exemplo;
- Produtos ricos em açúcar, especialmente industrializados e processados, como biscoitos ou sumos;
- Comidas rápidas, prontas ou congeladas;
- Bebidas alcoólicas.
Em alguns indivíduos, a gordura no fígado pode causar dor abdominal e, por isso, o consumo de alimentos que produzem gases, como o feijão, pode causar um maior mal-estar, pelo que também devem ser evitados.