A dica é da nutricionista funcional do ginásio Mobi Dick, Amanda Nogarolli. De acordo com a especialista, além de ser um poderoso aliado do emagrecimento, o gengibre também tem nutrientes como vitamina B6, cobre, potássio e magnésio. Os benefícios para a dieta advêm do seu potencial termogénico, em que o alimento produz calor no corpo, forçando-o a gastar mais calorias.
E não é só para ajudar na dieta que o gengibre é recomendado. A raiz também tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica, combatendo a proliferação de vírus e bactérias no organismo. Não é à toa que é recomendado tomar algumas doses de chá com o ingrediente quando está com gripe.
O gengibre também tem ação antioxidante, combatendo os efeitos dos radicais livres na pele e na saúde, ao prevenir doenças.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, apurou que a planta também tem o poder de retardar o crescimento de tumores no intestino.
Ao consumir gengibre, não só vai perder peso como vai ainda aumentar a ‘temperatura’ entre quatro paredes, já que é afrodisíaco. Por promover o aumento da temperatura corporal, o alimento contribui para a vasodilatação, facilitando a ereção no caso dos homens e intensificando a sensibilidade do clitóris nas mulheres.
Para aproveitar os benefícios do alimento, a nutricionista indica adicioná-lo em chás, sumos ou batidos. Segundo Amanda Nogarolli, é possível consumir ao longo do dia até uma colher de sopa de gengibre cru ralado misturado em bebidas. Além da ação termogénica, o gengibre também é pouco calórico: cada 100 gramas tem apenas 30 calorias.