O 5º VeggieFest decorre nos dias 19 e 20 de outubro no Shopping Cidade do Porto, em pleno coração da cidade invicta. O festival ocupará os pisos do centro comercial, vai funcionar das 11 às 23 horas e terá entrada gratuita. O principal foco desta edição é a sustentabilidade.
“Este será o maior VeggieFest até à data, o que demostra a maturidade do evento. Além disso, este amadurecimento vai refletir-se também na abordagem. Se até então a principal temática era sobre veganismo e vegetarianismo, nesta edição quisemos ser mais transversais e abordar temas mais abrangentes, que de alguma forma nos permitam aprender boas práticas de sustentabilidade”, explica Pedro Andrade, da organização.
Nesta edição, o VeggieFest extrapola definitivamente o selo de mercado vegetariano e assume-se como um evento de maior dimensão e maiores responsabilidades. Durante dois dias, o festival assenta em três eixos de oferta: sete palestras, sete showcookings, tudo com acesso livre, e ainda o mercado com mais 40 expositores.
© VeggieFest
As palestras ganham um papel de destaque e trazem para reflexão e debate assuntos que pretendem ser geradores de mudança de atitudes, tais como ativismo ecológico juvenil, cosmética vegan, turismo sustentável e a filosofia Ayurveda aplicada à alimentação. Nesta edição dá-se também especial foco à importância da água e como é possível transformar a simples água da torneira numa fonte de desintoxicação, revitalização do corpo, acrescentando propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Nos showcookings há uma mudança determinante nesta edição, todos eles serão vegan. No mercado, os expositores presentes serão mais vastos, abordando a alimentação de base vegetal, pastelaria vegan, catering vegetariano, mas também um número de produtos e soluções ecológicas e amigas do ambiente.
No que diz respeito à alimentação, destaque para as alheiras vegetarianas, para o 'peixe' vegan, para as bolas de Berlim e os pastéis de nata vegan. Haverá ainda comida vegetariana para animais à venda nesta quinta edição. Quanto às restantes propostas, os visitantes poderão encontrar, por exemplo, produtos de lifestyle éticos e ecológicos, utensílios livres de plástico, cosmética vegan e consciente, botânica ecológica e ainda produtos de mercearia de produção 100% nacional.