"O preservativo padrão encaixa-se em muitos indivíduos. Mas existe a possibilidade de este não servir num pénis demasiado grande ou muito pequeno? Sim, isso definitivamente pode acontecer", diz Logan Levkoff, especialista em sexo e relacionamentos, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Excessivamente solto?
“Se um preservativo está muito solto, poderá sair durante qualquer tipo de penetração, o que oferece o risco dos fluidos do seu parceiro entrarem na uretra da mulher e impedir a proteção”, diz Levkoff. Adicionalmente, um preservativo largo também influencia negativamente na hora do orgasmo.
Basta ver o órgão genital masculino para perceber se o tamanho é adequado. No momento em que coloca o preservativo, este rolar pelo pénis com segurança, ajustando-se firmemente à pele. Se começar a escorregar durante a ação, ou até sair por completo, trata-se de um sinal de que pode necessitar de usar outro tamanho.
Demasiado apertado?
“Se um preservativo é muito apertado, provoca desconforto. O que tornará menos provável que o homem sustenha uma ereção e alcance o orgasmo”, diz Levkoff.
Basicamente, o sinal de que um preservativo está muito apertado baseia-se apenas na sensação do homem.
Contudo, algumas pistas podem ajudar: note se existe uma marca, como quando usa anel apertado, ao retirar o preservativo.