Há pequenos gestos que já estão enraizados nas nossas rotinas. Esses hábitos comuns, por muito inocentes de pareçam, podem mesmo estar a estragar o seu cabelo. E não falamos daqueles erros já conhecidos - como abusar dos ferros de alisar - estamos a falar de gestos mais banais, e por isso esquecidos. Eis oito práticas que devia abandonar:
- Secar com a toalha: a toalha absorve o excesso de água, mas também parte das substâncias hidratantes que foram aplicadas. O simples gesto de a enrolar no cabelo pode partir os fios.
- Utilizar a escova errada: uma escova demasiado agressiva faz com que os fios fiquem mais presos aos dentes da escova e se quebrem mais facilmente.
- Mexer e enrolar o cabelo: torna o cabelo mais oleoso e também quebradiço.
- Secar o cabelo ainda muito molhado: desta maneira, o cabelo é exposto ao calor do secador durante muito mais tempo.
- Rabo de cavalo quase todos os dias: utilizar o elástico sempre no mesmo sítio fragiliza o cabelo nessa zona.
- Não proteger o cabelo do calor artificial: não usar um spray próprio para proteger o cabelo antes da secagem é um erro grave.
- Pentear o cabelo ainda muito molhado ou no banho: quando está molhado o cabelo fica mais pesado e frágil partindo-se mais facilmente.
- Dormir em fronhas de algodão: o algodão, o material mais comum na roupa de cama, suga a humidade do cabelo, causa atrito e frizz.