O sabor natural ocorre porque algumas ervas possuem na sua composição substâncias que lhe dão a nota adocicada, principalmente as derivadas da glicose e alguns tipos de compostos aromáticos.
A vantagem em consumir estas bebidas não está apenas em diminuir o consumo diário de açúcares. Determinadas infusões também possuem diversos benefícios para o organismo, melhoram a digestão, aliviam as cólicas e diminuem a compulsão por comer alimentos açucarados.
Os quatro chás mais doces naturalmente:
1. Erva-doce
O chá da Pimpinella anisum é bastante conhecido pelo seu sabor suave e adocicado, motivo pelo qual a erva é conhecida popularmente por erva-doce.
Essa característica deriva da presença dos glicosídeos fenólicos, substâncias naturais formadas por glicose que é um dos compostos do açúcar, que dão o sabor e aroma característicos da erva.
Adicionalmente, o chá de erva-doce também atua como um calmante natural, ajudando a reduzir a ansiedade.
2. Camomila
Outro chá bastante doce é o de camomila. As flores da Matricaria recutita produzem um chá de sabor agradável, aromático e que não precisa de ser adoçado artificialmente.
Entre os inúmeros benefícios da infusão estão a sua capacidade de tratar inflamações e infeções, principalmente as que atingem a pele.
3. Erva-cidreira
A erva-cidreira é outra com uma elevada concentração de glicosídeos. Esta infusão é utilizada para diversos fins medicinais, devido aos benefícios que traz para o organismo como a melhoria da digestão e a redução dos gases. Mais ainda, a combate infeções causadas por vírus, com é o caso de gripes e resfriados.
Este chá é bastante indicado para aliviar o stress e ansiedade, favorecendo ainda uma melhoria na qualidade do sono até mesmo em crianças e em grávidas.
4. Hibisco
Sim, adivinhou! Este chá também é rico em glicosídeos e que por isso possui um sabor mais doce. As flores do Hibiscus sabdariffa, parte utilizada no preparação, produzem um chá de cor vermelha intensa e bastante aromático, que acarreta imensos benefícios para a saúde.
Entre os quais a redução do colesterol e da acumulação de gordura nos órgãos, e o controlo da pressão arterial. Problemas esses que estão ligados ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.
A infusão é igualmente benéfica para os rins, já que possui ação diurética que aumenta a excreção de substâncias nocivas e diminui a retenção de líquidos. Além de proteger o cérebro, devido à ação das vitaminas B1 e B2, e auxiliar no processo de emagrecimento.