Para chegar a essa conclusão, os responsáveis pela pesquisa realizada na University College Dublin, na Irlanda, dividiram quatro grupos de voluntários.
O primeiro foi instruído para ingerir 120 gramas de queijo cheddar por dia. O segundo, cheddar e manteiga com baixo teor de gordura. O terceiro consumiu apenas manteiga, além de proteína em pó e suplementos de cálcio (imitando o valor nutricional do queijo). Por fim, o quarto grupo ficou proibido de comer qualquer tipo ou quantidade de queijo.
Após a conclusão da experiência, os cientistas notaram que as pessoas que comeram cheddar – considerado um queijo gordo – reduziram os seus níveis de colesterol de forma mais eficaz. Já os grupos do queijo com pouca gordura e do suplemento de manteiga baixaram um pouco o colesterol, mas não tanto.
Para os investigadores, esse resultado prova que o cálcio e a proteína do queijo são capazes de reduzir os efeitos da gordura da manteiga sobre o corpo.
“Temos de parar de pensar nos alimentos em termos de gordura e do seu teor de gordura saturada, e ao invés vê-los como um alimento completo”, declarou uma das autoras do estudo, Emma Feeney.