Nesse sentido, já deve ter notado que os patudos tendem a latir quando um carro buzina ou quando algum veículo com sirene se aproxima. Por que será que isso acontece?
O motivo por trás desse comportamento reside no passado evolutivo destes animais, que têm no lobo o seu principal ancestral. Quando membros da mesma matilha se dispersam por algum motivo, os companheiros começam a uivar para facilitar o encontro – é quase como se tratasse de um ‘GPS natural’.
Ao uivar, os cães comunicam com outros cachorros e conseguem saber onde estão, mesmo em longas distâncias. A partir dessa informação, torna-se mais fácil entender que os cães não sabem muito bem diferenciar entre uivos e outros sons gerados por buzinas e sirenes.
Para os nossos melhores amigos, ou esses barulhos são interpretados como sendo de outros cães ou são indicativos de que algo de errado está a acontecer no ambiente e de que necessitam mostrar que sabem disso. Como? Latindo por longos períodos.
Ainda que essas longas sessões de latidos e uivos sejam geralmente inofensivas, é importante ter em atenção se ocorrem regularmente, já que a reação do animal pode indicar também que está stressado ou muito ansioso. Se o uivo persistir mesmo após o som da sirene ou da buzina ter cessado, é sempre bom considerar levar o cão a um médico veterinário que possa avaliar o seu comportamento.