Sim, para a maioria dos indivíduos cozer ovos é uma tarefa fácil. Todavia, a verdade é que, por vezes, conseguir o ponto perfeito parece quase uma missão impossível. Ou porque ficam mal cozidos ou porque cozem demais e ficam com uma consistência pastosa ou ainda porque descascá-los é uma verdadeira dor de cabeça e a clara fica agarrada à casca (aliás, há algo pior?)… ou seja, por vezes aquilo que parece simples transforma-se num verdadeiro desafio.
Sendo que os ovos cozidos são altamente apreciados, saudáveis e ricos em nutrientes, a publicação Vida Ativa divulgou alguns truques para atingir a perfeição na cozinha.
Primeiro, tenha sempre em conta que cozer ovos, ainda que seja simples, é uma tarefa que requer precisão sobretudo no tempo de cozedura.
Saber os tempos exatos para o ponto de cozedura pretendido vai garantir o ovo vai ter a consistência que pretende e tanto gosta, mais precisamente a consistência da gema.
Eis os tempos a ter em atenção:
4 minutos: se pretende a gema ligeiramente líquida, cremosa e macia.
6 minutos: se gosta da gema mole e macia.
10 minutos: para que a gema fique firme e macia.
15 minutos: se gosta do ovo bem cozido.
Modo de confeção:
- Coloque os ovos (já lavados) numa panela ou num tacho com água suficiente para cobrir os ovos. Adicione um pouco de sal, para que os ovos flutuem enquanto cozem. O que vai fazer com que seja mais fácil descascá-los.
- Leve a panela ao lume sem tapar.
- Quando começar a ferver, coloque a tampa e desligue o lume, deixando a repousar durante 4 a 15 minutos (o tempo necessário para obter a consistência da gema pretendida).
- Ao fim do tempo pretendido, coloque os ovos numa taça com água fria e gelo durante dois minutos. De seguida, passe por água a correr e seque os ovos.
- Agora só falta descascar. Parta um pouco da casca em dois lados e depois role o ovo gentilmente para quebrar a casca. Por fim, remova a casca. Bom apetite!