A cúrcuma – ou açafrão-das-terra – é uma das especiarias mais populares dos últimos tempos. Trata-se de uma planta da família do gengibre que chamou a atenção dos adeptos da alimentação saudável, devido ao seu tom dourado e pelos benefícios que traz para a saúde.
Por ser um ingrediente cada vez mais consumido, a equipa de investigadores da BBC – do projeto 'Ask Me, I’m a Doctor' ('Pergunte-me Sou Médico') – esmiuçou os potenciais benefícios da especiaria.
Num estudo realizado com adultos, os cientistas criaram três grupos distintos. Num, os participantes tiveram que adicionar diariamente uma colher de chá de cúrcuma ao leite (conhecido por leite dourado nos países da América do Sul), ao iogurte ou a outros alimentos. No outro, todos tiveram que consumir um suplemento de cúrcuma com a mesma quantidade que a colher de sopa, e o terceiro apenas serviu como grupo de controlo, tomando um suplemento de placebo.
Após seis semanas, os cientistas da BBC conseguiram provar que o consumo diário de cúrcuma provoca “mudanças consideráveis” na saúde. Diz o professor Martin Widschwendter da University College (em Londres), que os cientistas ficaram bastante surpreendidos, uma vez que a especiaria atuou especificamente "num gene envolvido em quatro doenças: a depressão, a asma, o eczema, e o cancro".
Para a cientista Kristen Brandt, da Universidade de Newcastle, o facto da cúrcuma ter apresentado efeitos positivos na saúde e o suplemento oral não, deve-se à mistura feita com os alimentos, que ajuda a potencializar o efeito da especiaria, melhorando, ainda, a absorção da mesma pelo organismo.