Sim, ovos vêm das galinhas, ou seja, não são permitidos na dieta vegan (na qual é 'proibida' a ingestão de alimentos de origem animal).
E os vegetarianos podem comer ovos?
É um tema que ainda está em debate, inclusive dentro da comunidade vegetariana. O que está claro: os ovos que compra no supermercado não são fertilizados por um galo, então não se tornariam pintainhos no futuro. Mais ainda, os vegetarianos não ingerem proteína animal. O que significa que os seguintes alimentos estão excluídos do menu.
- Frango;
- Frutos do mar;
- Carne de vaca;
- Carne suína;
- Carne ovina
Vegetarianos podem comer:
-
Vegetais e legumes;
-
Frutas;
-
Leguminosas;
-
Sementes;
-
Oleaginosas.
Ninguém está a contestar essa informação. Contudo, é importante ter em conta que existem tipos diferentes de vegetarianos – alguns comem laticínios, como queijo, leite e ovos; outros são mais restritos quanto a tudo que é de origem animal.
Estes são alguns tipos de vegetarianos, segundo a U.S National Library of Medicine (EUA):
– Vegans: esta dieta inclui apenas alimentos derivados de plantas. Os vegans não comem proteínas animais ou derivados de animais, como ovos, leite ou mel.
– Lactovegetarianos: comem derivados de plantas, além de laticínios.
– Ovolactovegetarianos: este tipo de vegetarianos ingerem derivados de plantas, além de laticínios e ovos.
– Semivegetarianos: ingerem derivados de plantas, além de frango e peixe, laticínios e ovos, mas não comem carne vermelha.
– Pescetariano: comem plantas e frutos do mar.
Se me quiser tornar vegetariano, devo ou não comer ovos?
Se pretende ser ovolactovegetariano, então, sim, deve comer ovos. Se quer tornar-se vegan, então os ovos não são para si. E se não tem a certeza: neste caso é somente uma questão de escolha. Da sua escolha.