Por que os cães cheiram o rabo uns dos outros?

Praticamente tudo o que um cão necessita de saber sobre outro está no ânus... quem o diz? A ciência.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
04/11/2019 09:15 ‧ 04/11/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Cães

De acordo com a médica veterinária Karine Evangelho em entrevista à revista Terra, é nessa área que se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de tom castanho e com um cheiro intenso. O odor fornece aos outros cães informações chave, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal.

"Funciona como se fosse uma espécie de cartão do cidadão canino", exemplifica. Os cães regem-se pelo olfato de duas maneiras – pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro do seu próprio corpo.

Trata-se de um tipo de comunicação que recorre a mensagens químicas, denominadas de feromonas.

Curiosamente os cães mais submissos tapam completamente as suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam o seu cheiro. Ou seja, anda literalmente com o ‘rabo entre as pernas’. Já quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro, explica a veterinária.

Nos grupos, a identificação do líder é feita justamente por esse processo. O animal abana o rabo para mostrar que é o elemento dominante em determinado ambiente. "Todavia, se não existe uma relação de liderança, cheiram-se, reconhecem-se, mas não abanam o rabo", conclui Karine Evangelho.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas