Armazenar o pão no frigorífico pode fazer com que este dure mais do que se o guardar na despensa, mas também faz com que o alimento não fique tão saboroso e fresco.
A culpa é das moléculas de amido da farinha presente no pão e o Tech Insider, com a ajuda de Guy Crosby, que ensina ciência da alimentação na Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, passou a explicar porque é que colocar o pão no frigorífico pode não ser boa ideia.
Primeiro é preciso conhecer o processo pelo qual o pão passa:
As moléculas de amido estão numa estrutura rígida e organizada mas, quando lhe é adicionada água para fazer o pão, soltam-se. O calor do forno quebra-as ainda mais, fazendo com que o pão apresente uma textura suave e fofa.
Ao longo do tempo este amido vai endurecendo e regressa à sua estrutura inicial, o que resulta num pão duro e seco.
A temperatura do frigorífico só vai acelerar este processo de endurecimento e por isso é que o pão que é guardado à temperatura ambiente é mais fofo e fresco do que o que é colocado no frio.
Mas a humidade que se pode criar no pão à temperatura ambiente pode fazer com que este fique com bolor mais depressa, por isso se na sua casa o pão dura muitos dias, o melhor é considerar o frigorífico e para recuperar o sabor e suavidade do pão pode aquecê-lo durante uns segundos no micro-ondas ou na torradeira.