O vinagre e o azeite, a dupla dinâmica dos temperos, ajudam a emagrecer, a combater os radicais livres, prevenir o envelhecimento precoce, doenças do coração e até o cancro.
Um estudo realizado pela Universidade de Arizona, nos Estados Unidos, revelou que o consumo diário de duas colheres de sopa de vinagre de sidra ajuda a emagrecer. O produto é considerado um inibidor de apetite, já que atua retardando a digestão dos alimentos e, por isso, faz com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo.
Além de reduzir o apetite, o vinagre possui ácido acético, substância que regula os níveis de insulina, a hormona que influencia a acumulação de gordura no organismo.
Os que são produzidos a partir da fermentação de frutas (como o vinagre de sidra ou de maçã) são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e o surgimento de tumores.
Azeite
O parceiro do vinagre na mesa também oferece muitos benefícios para a saúde. A nutricionista Karina Gimenes explicou à Globo que o azeite é considerado um dos óleos vegetais mais saudáveis. "Tem 83% de ácido gordo oléico, que auxilia a manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais e aumenta os níveis de HDL (o colesterol bom)", diz a especialista.
É ainda um aliado na perda de peso e facilita a digestão e a absorção das vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis, ou seja, são absorvidas em contacto com o óleo.
Karina lembra, porém, que, como todas as outras gorduras, o consumo de azeite deve ser moderado, já que uma grama fornece nove calorias.
Oito tipos de vinagre
Vinagre de maçã/sidra
Feito a partir do sumo de maçã fermentado, é o tipo de vinagre menos ácido. É ideal para fazer a dieta do vinagre (duas colheres de sopa por dia misturadas num copo de água, antes das refeições).
Vinagre de arroz
É o vinagre japonês, produzido a partir da fermentação do arroz. Tem um sabor levemente adocicado e é mais suave do que os outros vinagres.
Vinagre balsâmico
É escuro e aromático, feito com uvas que passam por um longo processo de fermentação em barris de madeira. Rico em antioxidantes, está entre os vinagres mais saudáveis.
Vinagre de vinho
É o tipo de vinagre mais comum, que pode ser feito a partir do vinho tinto ou branco. A qualidade varia de acordo com a marca, mas alguns costumam ser bastante ácidos.
Vinagre de álcool
É o tipo de vinagre mais forte de todos. Apresenta uma percentagem de álcool muito elevada e, por isso, é recomendado somente para o uso em conservas.
Vinagre orgânico
Produzido a partir de alimentos orgânicos, este vinagre traz inúmeros benefícios para a saúde, já que mantém as propriedades nutricionais do alimento.
Vinagre aromatizado
Assim como o azeite, o vinagre pode ser aromatizado com especiarias, ervas, alho e frutas. Depois de aromatizados, podem ser usados como tempero em saladas e até em molhos para sobremesas como gelados, mousses, panquecas e waffles.
Vinagre de malte
É escuro, fermentado a partir do malte de cevada. É utilizado tradicionalmente no Reino Unido para acompanhar o típico fish and chips (peixe frito e batatas fritas).