'O sono dos justos'. Três dicas simples e eficazes para dormir melhor

Por que dormir é, certamente, uma das atividades mais importantes que executamos no nosso dia a dia.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
07/11/2019 09:05 ‧ 07/11/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Adeus insónias

Uma boa noite de sono é vital para o bom funcionamento do organismo e atua de forma direta na nossa produtividade. Apesar da aparente falta de atividade enquanto dormimos, é durante o sono que a mente processa memórias, conhecimentos adquiridos e auxilia o corpo a preparar-se para um novo dia. E apesar de dormir ser extremamente agradável, nem sempre dormimos tão bem quanto gostaríamos. 

Para que diga adeus às insónias a publicação Mega Curioso divulgou três dicas para que durma o verdadeiro 'sono dos justos': 

1. Transforme o seu quarto num 'templo do sono'

É extremamente importante que mantenha esta divisão da casa limpa e arrumada para desta forma criar o ambiente ideal para relaxar. Adicionalmente, a almofada, colchão e os lençóis devem ser confortáveis para que dormir na posição correta seja uma tarefa mais simples de ser executada!

2. Pratique técnicas de respiração

A respiração influencia na forma como lidamos com pensamentos e processamos as sensações. Por isso, se sofre de insóias, experimente respirar mais lentamente. Existem inúmeras aplicações nos smartphones que se focam nas práticas de meditação e de mindfulness e não é preciso ter muita experiência para começar a beneficiar do efeito proporcionado por respirar de forma adequada. 

O mais interessante é que as técnicas de respiração podem ser usadas até mesmo no dia a dia, fazendo com que encaremos um situação potencialmente chata ou desagradável com mais calma e ponderação. 

3. Tenha uma rotina para dormir

Esteja atento aos hábitos aparentemente inocentes que podem afastar o sono, como usar aparelhos eletrónicos (telemóvel ou PC, por exemplo) ou fazer qualquer atividade que possa deixar a mente agitada. Encare o horário de dormir como um compromisso inadiável e veja as notificações, mensagens e emails no dia seguinte. 

De acordo com vários estudos, reduzir a emissão de luz azul dos ecrãs dos dispositivos também pode ajudar, e para tal existem aplicações que podem ajudar. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas