Sevilha foi a cidade escolhida para acolher a cerimónia de entrega das estrelas Michelin em Portugal e Espanha para o ano 2020, que terá lugar no dia 20 de novembro, quarta-feira.
As expectativas para Portugal são muitas depois de, em 2018, na cerimónia que decorreu em Lisboa, o país ter visto surgir um novo duas estrelas - o Alma, de Henrique Sá Pessoa -, e ter recebido um destaque para os restaurantes mais regionais com uma estrela a ser entregue ao G Pousada, de Óscar Geadas (Bragança) e outra ao A Cozinha, do chef António Loureiro (Guimarães).
No total, Portugal detém seis restaurantes com duas estrelas (‘uma cozinha excecional, vale a pena o desvio’) e 20 com uma estrela (‘uma cozinha de grande fineza, compensa parar’). Espera-se, portanto, que Portugal conquiste a terceira estrela no Guia de 2020. O Belcanto, de José Avillez, é um dos favoritos e muito se tem especulado se o restaurante será o primeiro do país a ganhar o terceiro astro.
A cerimónia desta quarta-feira contará com a presença de entidades oficiais, jornalistas, críticos gastronómicos e personalidades dos mundos da cultura e empresarial, além de dezenas de chefs dos dois países.