Em Julho, Henrique Leis tomou uma decisão inédita em Portugal: abdicar da estrela Michelin que o seu restaurante, em Almancil, no Algarve, detinha há 19 anos. Uma decisão que associou ao "cansaço" e à vontade de "fazer outras coisas".
Mas quem é Henrique Leis, além da polémica?
O brasileiro Henrique Leis nasceu no Maranhão, estado no nordeste brasileiro. "Depois de ter passado por todos os sectores da restauração foi na cozinha que encontrou a sua verdadeira vocação", lê-se no site do seu restaurante.
A sua carreira começou em 1982, no Rio de Janeiro, e trabalhou com alguns dos grandes chefs franceses, como Paul Bocuse, Gaston Lenôtre, Claude e Michel Troigros, passou por Itália e pela Alemanha, e instalou-se definitivamente em Portugal, mais propriamente no Algarve, em 1993, quando abriu um espaço próprio, com o seu nome. Em 2000, o restaurante é galardoado com sua primeira estrela Michelin.
Acontece que nessa altura existiam apenas seis restaurantes em Portugal reconhecidos pelo Guia. Hoje são 26.
Na sua cozinha, destacam-se as cores vibrantes, a sua visão, criatividade e extraordinário rigor. E apesar de ter ficado agradecido pela estrela durante muito tempo, o chef considera que a pressão permanente, por poder ser avaliado a qualquer momento, é stressante.
A manutenção ou perda da estrela do restaurante Henrique Leis é uma das principais incógnitas deste ano. Isto porque, para a Michelin, essa é uma decisão dos inspetores e não dos cozinheiros.