Um novo estudo da Universidade Yale, nos Estados Unidos, revela que a ingestão de uma dieta rica em gordura e pobre em hidratos de carbono, também como cetogénica ou Keto, pode ser benéfico para nos protegermos contra o vírus da gripe.
A pesquisa, publicada no periódico científico Science Immunology, foi realizada com ratos. O organismo de animais alimentados com uma dieta cetogénica — à base de peixe, carne e vegetais com poucos hidratos — mostrou-se mais preparado para combater o vírus da influenza, que provoca a gripe.
Durante o estudo, foi administrada a uma parte dos roedores ma dieta cetogénica e a outra uma ração rica em carboidratos. Os bichos seguiram esse plano alimentar durante sete dias e, posteriormente, foram infectados com o agente causador da gripe.
No final da experiência, os cientistas concluíram que ratos alimentados com a dieta Keto tinham uma taxa de sobrevivência maior em relação àqueles que comeram ração.
O consumo da dieta cetogénica desencadeou a libertação de células T gama-delta, parte integrante do sistema imunológico. Nos pulmões, têm a função de produzir o muco que reveste as células, e tal é essencial para que o vírus seja 'capturado' pelo organismo. Quando os ratos foram criados sem o gene que codifica as células T gama-delta, a cetogénica não forneceu proteção contra o vírus influenza
Segundo os autores do estudo, alimentos ricos em gordura e pobres em hidratos de carbono estimulam o fígado a produzir os chamados corpos cetónicos, que estimulam uma resposta defensiva do sistema imunológico.