Risco de enfarte é maior em pessoas deste grupo sanguíneo

A investigação analisou mais de um milhão de pessoas.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
20/11/2019 15:00 ‧ 20/11/2019 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Risco de enfarte

Existem quatro tipos de grupos sanguíneos: A e O, que são os mais comuns, e o AB e o B, que são os mais raros. Destes quatro grupos sanguíneos, há um que aumenta o risco de enfarte e doenças de coração: o O.

A conclusão é de um estudo apresentado recentemente no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia e que revela que os grupos sanguíneos A, AB e B apresentam maiores níveis de uma proteína de coagulação do sangue, deixando, assim, o coração mais protegido.

De acordo com a BBC, a investigação analisou mais de um milhão de pessoas e concluiu que 15 em cada mil pessoas com o sangue tipo A, AB ou B sofreram um ataque cardíaco, enquanto a mesma fatalidade afetou 14 em cada mil pessoas com sangue tipo O.

Embora o estilo de vida seja determinante para reduzir ou aumentar o risco de doenças cardíacas, enfartes e ataques de coração, os cientistas da Centro Médico da Universidade de Groningen (na Holanda) detectaram que a carência de uma proteína de coagulação deixa as pessoas do grupo sanguíneo O mais vulneráveis.

Para os investigadores, os dados alcançados com este estudo são a prova de que, num futuro próximo, a análise do grupo sanguíneo de cada pessoa será determinante para revelar precocemente doenças relacionadas com o sangue, o colesterol e o coração, por exemplo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas