A cidade que dá cerveja e gelados grátis a quem anda de transportes

Andar de transportes públicos ou de bicicleta nunca foi tão gratificante.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
22/11/2019 09:35 ‧ 22/11/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Destinos ecológicos

A cidade de Bolonha, no norte da Itália, criou um sistema de recompensa para os cidadãos que usam bicicleta ou transporte público em vez de carro particular, com o intuito de reduzir a poluição provocada pela emissão de gases causadores do efeito estufa que têm cada vez mais impulsionado o aquecimento do planeta.

É assim, por meio da iniciativa, que muitos ciclistas recebem cervejas, gelados, bilhetes de cinema e outras 'prendas' em troca de viagens amigas do ambiente. 

Tudo é feito por meio de uma aplicação, a Bella Mossa, ou 'Bom Trabalho'.

Quem criou a ferramenta foi Marco Amadori, um urbanista que lançou a ideia no ano passado para tentar tornar os transportes ecologicamente sustentáveis e mais 'atraentes'.

"Pela primeira vez fomos capazes de envolver toda a população. Todos têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou de autocarro e receber uma recompensa", explicou Amadori a uma equipa da BBC que viajou para Bolonha

Como funciona

O sistema é simples. O utilizador descarrega a aplicação no telemóvel, regista as viagens que faz de transportes públicos ou de bicicleta e, de seguida, troca os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao programa.

E sim, a app sabe se está a ser 'enganada'. Com um sistema de GPS, consegue rastrear a velocidade e a duração da viagem para perceber se estão de acordo com os selecionados na aplicação

Além disso, o sistema não recompensa a distância percorrida, mas a assiduidade.

Desta maneira, os pontos são obtidos por viagem, e não por quilómetros percorridos, para estimular os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo o maior número de vezes possível.

Até quatro viagens podem ser registadas por vez pelo usuário.

No final do trajeto, a Bella Mossa mostra o quanto de CO2 (dióxido de carbono) - um dos gases que provoca o aquecimento global - deixou de ser emitido por terem escolhido o meio alternativo de locomoção.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas