Medir a pressão arterial com uma selfie? Sim, é possível

Software desenvolvido por cientistas reconhece o fluxo sanguíneo - resultado dos sensores ópticos instalados no telemóvel.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
25/11/2019 12:00 ‧ 25/11/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Controlar a hipertensão

Fazer vídeos no formato de selfie no smartphone pode em breve servir para muito mais do que compartilhar momentos marcantes e poses sensuais nas redes sociais. Através de um software instalado num iPhone, cientistas conseguiram medir a pressão arterial de 1328 adultos chineses e canadianos

O sistema desenvolvido pelos investigadores é capaz de detectar mudanças sanguíneas graças à capacidade de reconhecimento facial. O software reconhece o fluxo sanguíneo devido a sensores ópticos instalados no smartphone

Com a tecnologia, foi possível prever a pressão arterial sistólica (o maior da medição) com 95% de certeza e a pressão diastólica (menor valor) com 96% de precisão.

Ainda assim, até ao momento a inovação ainda poderá necessitar de algum trabalho extra, já que nenhum dos participantes do estudo tinha pele escura ou sofria de pressão alta – o que também pode interferir na eficácia das medições se forem feitas com a população em geral. Os cientistas desejam ainda reduzir o tempo de medição para 30 segundos.

A esperança é que a tecnologia seja aprimorada aos poucos para que possa ajudar principalmente pessoas com pressão alta. Estima-se que somente no nosso País, 25% da população sofra de hipertensão (uma em quatro pessoas)

“Se estudos futuros confirmarem os nossos resultados e mostrarem que este método pode ser usado para medir pressões sanguíneas que são altas e baixas, teremos uma opção sem contacto e não invasiva para monitorizar a pressão sanguínea”, afirmou em comunicado, o investigador Kang Lee, da Universidade de Toronto, no Canadá.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas