Em dezembro não há espaço para a dieta e as preocupações habituais ficam de lado, em pausa até às resoluções de Ano Novo.
Ainda que seja importante desfrutar de um delicioso banquete na companhia dos familiares e amigos, é também possível repensar os tadicionais doces e ingredientes natalícios para poder saborear tudo sem peso na consciência. É que ninguém quer chegar a janeiro com uma barriga igual à do Pai Natal.
Assim, há pequenas alterações que se podem fazer e que não comprometem o sabor delicioso das iguarias natalícias.
Na confeção dos doces, o açúcar branco, por exemplo, pode ser substituído por stevia, açúcar mascavado, ou até mel e xaropes. Já a farinha branca pode ser trocada por farinha integral e as gorduras animais, como a banha ou a manteiga, podem ser alteradas pelas gorduras de origem vegetal, como o azeite ou o óleo vegetal.
Doces tradicionais
Rabanadas: Opte por alternativas ao tradicional pão branco, como pão de espelta ou pão de mistura para aumentar o teor em fibras e vitaminas. Em vez de fritar, faça as rabanadas no forno para reduzir a quantidade de gordura. Pode também substituir o leite por uma bebida vegetal.
Bolo-Rei: Prefira o Bolo Rainha uma vez que as frutas cristalizadas têm muito açúcar.
Sonhos: Utilize farinha integral e troque o açúcar branco por stevia ou açúcar mascavado. Atenção: no final, não polvilhe com açúcar, mas sim uma mistura de açúcar light ou açúcar com stevia.