Uma doença pulmonar ligada ao consumo de cigarros eletrónicos tem intrigado cientistas em todo o mundo após causar a morte de 26 jovens apenas nos EUA. A partir dos vários estudos realizados até ao momento, a patologia recebeu algumas definições e ganhou o nome oficial de: Evali.
A denominação é uma forma abreviada em inglês para 'lesão pulmonar associada ao uso de produtos como cigarro eletrónico ou vaping', dada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Mortes por uso de cigarro eletrónico
Já foram confirmados nos Estados Unidos cerca de 1.300 casos de lesões pulmonares devido ao uso de cigarro eletrónico. Entre esses, 26 pessoas morreram em decorrência da gravidade do quadro.
Entidades norte-americanas divulgaram que, em todas as ocorrências, houve o uso do produto com nicotina (que causa dependência) e THC (tetra-hidrocanabinol, princípio ativo da canábis).
Outras pesquisas consideram ainda a hipótese de que o vapor produzido pelos cigarros eletrónicos e vaping é responsável por desativar células do sistema imunológico do pulmão. Tornando assim, o organismo mais propenso a inflamações.
Por outro lado, ainda não se sabe se, de facto, essas substâncias ou o vapor têm correlação com o surgimento da Evali. Portanto, mais estudos são necessários para estabelecer o que tem causado a doença respiratória que pode ser fatal.