Quantas vezes por dia escova os dentes? Atenção à saúde do seu coração
Lavar os dentes no mínimo três vezes ao dia protege o coração, aponta estudo. De acordo com os cientistas, as bactérias que são removidas durante a escovação aumentam os riscos de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca.
© iStock
Lifestyle Higiene e doenças cardíacas
Escovar os dentes não é importante apenas para a saúde da sua boca. Na verdade, o hábito também pode fazer bem para a manutenção de um coração saudável: a falta de higiene oral pode transportar bactérias para a corrente sanguínea, abrindo portas para o desenvolvimento de inflamações generalizadas no organismo. Essa condição aumenta o risco de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca — a capacidade do coração bombear sangue para o resto do corpo.
Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology examinou a conexão entre a higiene bucal e a ocorrência dessas duas condições. Para isso, foram analisados dados de mais de 160 mil participantes do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Coreia, com idades entre 40 e 79 anos, sem histórico de fibrilação atrial ou insuficiência cardíaca.
Os participantes foram submetidos a um exame médico de rotina entre 2003 e 2004, no qual foram recolhidas informações sobre altura, peso, exames laboratoriais, doenças, estilo de vida hábitos de higiene bucal.
Durante 10 anos e meio, ocorreram quase cinco mil (3%) casos de fibrilação atrial e quase oito mil (4,9%) episódios de insuficiência cardíaca. Os autores concluíram que lavar os dentes três ou mais vezes por dia foi associado a um risco 10% menor de frequência cardíaca irregular e a um risco 12% menor de insuficiência cardíaca.
No estudo, os investigadores afirmam que o resultado não foi influenciado por fatores como idade, sexo, condição socioeconómica, prática ou não de exercício físico regular, consumo de álcool ou índice de massa corporal.
A explicação é que a escovação reduz a proliferação de bactérias entre os dentes e as gengivas, impedindo que estas cheguem à corrente sanguínea – algo que já foi corroborado em estudos anteriores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com