A hipertensão é um problema de saúde sério já que aumenta exponencialmente o risco de incidência de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Estima-se que em Portugal um em cada quatro indivíduos sofra de pressão alta.
De modo a reduzir o risco de desenvolver esta doença é importante manter um estilo de vida saudável.
Para esse efeito, especialistas na área da saúde recomendam realizar algumas alterações na dieta.
Em declarações à publicação britânica The Telegraph, o farmacêutico Abbas Kanani revelou três mudanças na dieta que podem reduzir significativamente o risco de pressão alta:
1. Comer menos sal
Alimentos que contêm um alto teor de sal e de sódio podem provocar hipertensão.
Kanani explica: “É importante reconhecer que o sal tem uma implicação direta na pressão arterial. O sal contém sódio, que incapacita a habilidade do corpo em remover a água em excesso presente no organismo”.
“O fluído em excesso significa que o coração necessita de fazer o dobro do esforço para trabalhar, apenas para remover esse volume extra de água. Como tal, a pressão arterial aumenta, colocando uma tensão suplementar nas artérias, danificando-as e tornando-as mais duras e estreitas”.
“Deixando os indivíduos mais propensos a virem a sofrer um potencial ataque cardíaco fatal”, alerta o especialista.
2. Incorporar mais potássio na dieta
Estes alimentos incluem vegetais, batata doce e fruta tal como banana. O farmacêutico explica: “Alimentos que incluem níveis elevados de potássio devem ser consumidos diariamente”.
“O potássio ajuda os rins a expelir o sódio, o que pode impactar positivamente na pressão arterial”.
3. Coma mais gorduras saudáveis
As gorduras insaturadas são benéficas para o organismo e reduzem a tensão alta. Opte por alimentos como peixes gordos e ricos em ómega 3 – incluindo sardinha, atum, salmão e truta – e sementes como a linhaça.