Com estreia marcada para o próximo dia 19 de de dezembro, o filme 'Star Wars: A Ascensão Skywalker' está a ser ansiosamente aguardada pelos fãs. Todavia, alguns espetadores devem ter em atenção, que a longa metragem contém várias sequências com imagens e luzes intermitentes que podem afetar pessoas com epilepsia fotossensível.
O alerta foi feito pela Walt Disney Studios, responsável pelo filme, em parceria com a Epilepsy Foundation, organização que divulga informações sobre a doença. “Agradecemos à Disney por entrar em contato connosco e fornecer proativamente informações aos cinemas e espetadores antes do lançamento do filme”, diz comunicado lançado pela fundação.
E a questão é realmente preocupante: segundo a Epilepsy Foundation, a exposição a luzes piscantes em determinadas intensidades ou em certos padrões visuais pode desencadear convulsões em 3% das pessoas com epilepsia. A condição, conhecida como epilepsia fotossensível, é mais comum em crianças e adolescentes.
A fundação também dá alguns conselhos para pessoas que são sensíveis à luz e querem ver o filme. Desde pedir a um amigo para ir primeiro ao cinema e assim avisar com antecedência o doente sobre as cenas em que tal ocorre. Outra opção é ir acompanhado por alguém que possa avisar quando as cenas com luzes intermitentes tiverem terminado – assim, quem for sensível pode fechar os olhos nesses momentos.
Nesses casos, também é importante ensinar o acompanhante sobre primeiros socorros em casos de convulsão, como manter a pessoa longe de objetos perigosos e tentar acalmá-la.