Desde borbulhas, à oleosidade da pele, dores musculares, oscilações de humor, mais vontade de comer certos alimentos e para muitas mulheres, dores e inchaço na região das mamas – sintoma esse que por vezes surge acompanhado por uma leve e constante dor nas costas.
É claro que algumas mulheres não apresentam qualquer sintoma, assim como algumas só sentem um ou outro. Contudo, o mal estar frequente generalizado resume-se aos níveis hormonais, especialmente ao estrogénio e à progesterona, que são produzidos em maior quantidade para preparar o revestimento do útero. Essa produção hormonal em grande escala acaba por sua vez por estimular os tecidos da região mamária, que ficam inchados e doloridos.
Segundo a publicação especializada Medical Daily, de modo a amenizar o incómodo pode praticar atividades físicas leves, como uma boa caminhada – o ideal, nesses dias, é vestir um top ou soutien próprios para treinar, uma peça que ao mesmo tempo seja confortável e dê sustentação.
Relativamente à alimentação, a mulher deve reduzir a quantidade do consumo de sal, afinal o sódio retém líquido e promove o inchaço. Também é ideal diminuir a ingestão de alimentos como o café, refrigerantes e chocolate.