Irritação, corrimento branco e comichão na vagina. Provavelmente já sabe que estamos a falar da candidíase – condição provocada pelo fungo Candida albicans.
Estas são as queixas mais comuns sobre a doença. Contudo, um estudo recente apontou novos sintomas relacionados ao fungo. Trata-se de problemas de memória e anormalidades cerebrais que se assemelham às características do Alzheimer.
A pesquisa, realizada em camundongos na Universidade de Medicina de Baylor (EUA) e publicada no periódico científico Nature Communications, mostrou que o fungo que cresce naturalmente no intestino, boca e vagina pode entrar no cérebro, desenvolver uma inflamação e prejudicar a memória. No decorrer do processo, ocorre uma formação de estruturas anormais no cérebro, que se assemelham com as placas amilóides – característica da doença de Alzheimer.
Adicionalmente, os cientistas observaram que os ratos infectados tiveram redução da memória espacial, diferente daqueles que não tinham o fungo. Todavia, quando a doença desapareceu, a memória voltou ao normal.
“Os resultados levaram-nos a considerar a possibilidade de que, em alguns casos, os fungos também poderiam estar envolvidos no desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos crónicos, como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla. Atualmente, estamos a explorar essa possibilidade”, explicou David B. Corry, um dos autores do estudo.