Num estudo pré-clínico conduzido por investigadores da McGill University, dois medicamentos que visam as 'células zombie' mostraram ser possível tratar a causa da dor crónica na lombar - condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Atualmente, os medicamentos para as dores e as cirurgias funcionam no alívio dos sintomas, mas não atuam na causa.
"Os resultados são entusiasmantes porque sugerem que é possível tratar a dor de costas de uma forma totalmente inovadora, ao remover as células que causam o problema, e não só em mascarar a dor", refere a autora Lisbet Haglund, citada pelo EurekAlert!.
As células senescentes, comumente chamadas de 'células zombie' acumulam-se nos discos da coluna vertebral à medida que as pessoas envelhecem ou quando os discos são danificados. Em vez de morrerem, como as células normais, estas células envelhecidas permanecem e causam inflamação, dor e danos na coluna vertebral.
A equipa da investigação publicada na Science Advances administrou dois medicamentos a ratos e concluiu que os fármacos (o-Vanillin e RG-7112) eliminavam as 'células zombie' da coluna, reduzindo a dor e a inflamação, e abrandavam ou por vezes revertiam os danos nos discos após oito semanas de tratamento.
O próximo passo será avaliar se o efeito é o mesmo em humanos.
Leia Também: Solidão não é uma consequência inevitável da idade, diz estudo