Se ainda precisava de uma desculpa para brindar o Ano Novo com uma belo copo de champanhe, saiba que uma equipa de investigadores britânicos apurou que a bebida apresenta vários benefícios para a saúde, de acordo com uma reportagem divulgada pela revista VEJA. Sim, o seu cérebro e coração agradecem.
O champanhe é extremamente rico em polifenóis. Substância esta que expande os vasos sanguíneos, aliviando a pressão cardíaca e cerebral (sendo que o estreitamento e endurecimento das artérias contribui para a incidência de ataques cardíacos). Os cientistas observaram ainda que os benefícios da típica bebida da passagem de ano não se cingem às marcas mais dispendiosas e também estão presentes em espumantes.
O estudo atual utilizou como ponto de partida pesquisas prévias acerca do consumo de dois copos de vinho tinto por dia e o facto do hábito contribuir para manter a saúde do coração e evitar problemas circulatórios, exatamente devido à presença de polifenóis.
“A questão era saber se o champanhe tem o mesmo impacto que o vinho tinto ou se seria limitado como o vinho branco (que não contém polifenóis)”, explicou o investigador Jeremy Spencer. O que se constatou foi que o champanhe se aproxima mais do vinho tinto, porque ambas as bebidas são feitas, em geral, a partir dos mesmos tipos de uva: pinot meunier, pinot noir e chardonnay.