De acordo com um estudo divulgado na Austrália, caminhar no tempo frio ajuda a regenerar a chamada gordura bege – um tipo de tecido adiposo benéfico para o organismo.
A gordura bege é a substância que ajuda a manter a temperatura corporal adequada dos recém-nascidos, contribuindo igualmente para queimar energia mais rapidamente, comparativamente à gordura comum ou branca, que armazena energia e provoca o aumento de peso.
Durante este novo estudo, os cientistas apuraram que quando uma pessoa está exposta a temperaturas de cerca de 19 graus, é capaz de regenerar a gordura bege em 30 dias.
O endocrinologista australiano Paul Lee, líder da pesquisa, declarou que a descoberta pode ser uma arma poderosa para combater a obesidade. "A gordura branca comum armazena energia, mas quando há muita, pode causar diabetes, hipertensão e uma série de distúrbios no metabolismo", disse Lee à rede televisiva ABC. "A gordura bege não armazena a energia, ao invés queima-a, e é por essa razão que os animais que possuem muita gordura bege estão protegidos contra o diabetes, a obesidade e uma série de desordens metabólicas”.